Qual o piso ideal para a área externa: porcelanato ou cerâmica?30/10/2019


A escolha deve ser basear em aspectos como estética, custo, conforto, manutenção, limpeza e segurança

Escolher o piso ideal para varandas, decks, lavanderias, jardins, piscinas, garagens, churrasqueiras exige atenção e pesquisa. Há várias opções de revestimentos, porém, hoje vamos falar basicamente de dois: cerâmica e porcelanato. A primeira dica é avaliar as vantagens e desvantagens de cada tipo de piso e optar por aquele que seja mais adequado para a sua casa e o seu dia a dia, levando em consideração a estética, o custo, a frequência de manutenção e limpeza e também pensando na segurança de todos os moradores, caso tenham idosos ou crianças na residência. "Com um leque grande de produtos, a escolha deve ser feita não somente de acordo com a estética, mas principalmente com o conforto e a segurança necessários", orienta a promotora da Panorama Home Center, Rafaela Pacheco.

É preciso analisar quais as condições do local, como por exemplo, qual o contato com a chuva e com qual intensidade será o tráfego de pessoas ou veículos no local. Vale ainda pesquisar sobre a durabilidade, a praticidade para limpeza e a segurança que o produto apresenta.

Cerâmicas: resistente e durável, a cerâmica pode ser escolhida pelo seu PEI. Porcelain Enamel Institute –PEI é a sigla que representa o nome do instituto que regulamentou as normas para a classificação da resistência à abrasão superficial. O PEI indica uma classificação da superfície da cerâmica com relação à quantidade de trafego que ela pode receber. Essa classificação vai de 0 a 5. Então, pergunte ao vendedor da Panorama: Qual o PEI dessa cerâmica?

Porcelanatos: O uso do porcelanato em espaços externos expostos às condições climáticas também é muito recomendado, e o resultado fica incrível! Não é à toa que se transformou em peça-chave para reformas e construções feitas em ambientes ao ar livre. Entre as principais características do revestimento estão a uniformidade da coloração, a alta resistência ao desgaste físico e químico, a baixíssima absorção de água — é praticamente impermeável —, a resistência mecânica e o alto desempenho. O material também é extremamente versátil por apresentar várias estampas, cores e texturas. Produtos como o porcelanato natural (com aspecto não polido) e o rústico (com irregularidades) apresentam a vantagem da textura áspera e rugosa, popularmente conhecida como antiderrapante.

E mais...




Comentários

Instagram Siga-nos no @panoramahomecenter

Facebook Curta nossa página e acompanhe as novidades.